
Acabei de ler uma notícia que me deixou algures entre o espanto e o medo.
A Forbes elegeu como o homem mais poderoso do mundo o presidente da República Popular das China, Hu Jin Tao.
O espanto que senti prende-se com o facto de não ser o presidente dos EUA, pela primeira vez desde que a Forbes publica a lista. Algo está a mudar no mundo e isso não é necessariamente mau, tendo em conta que os EUA, como se sabe, participam nas guerras todas. Tê-los fora da posição cimeira na lista dos mais poderosos até podia ser um sinal positivo, e quiçá, até de esperança no que se refere à paz mundial... Se este lugar não fosse ocupado pela China!!!
Não tenho nada contra o país em si ou mesmo contra o senhor presidente, o meu receio vem com as políticas vigentes nesse país.
- É um dos maiores poluidores do mundo (se não mesmo o maior) e recusa-se a cumprir todo e qualquer acordo para reduzir os níveis de poluição;
- Não existe liberdade de expressão;
- Não há liberdade religiosa;
- Não são respeitados direitos de propriedade;
E a lista podia continuar...
Não quero com isto dizer que os EUA sejam muito melhores!!! Mas talvez não sejam tão maus assim, porque ainda se dão ao trabalho de manter aparências, o que faz com que não desrespeitem tantos direitos fundamentais. Pelo menos respeitam-nos em território americano, apesar de não o fazerem quando invadem outros países.
Apesar de não estarem tão directamente relacionados com os flagelos da guerra, a China ainda tem uma política de completa não protecção social. É frequente dizermos que lá se trabalha "por uma tigela de arroz" mas, pergunto eu que pouco ou nada sei do mundo, não será mesmo assim? Até que ponto é que isto é uma metáfora para a realidade chinesa?
E é este país que sucedeu os EUA na liderança do poder mundial? Diz-se que atrás nunca vem melhor e penso que este é claramente um dos casos onde isso melhor se aplica.
Resta esperar para ver o resultado desta reorganização da geopolítica mundial...
A China só tem esse poder porque os Ocidentais (incluindo os americanos) andam a pedir dinheiro emprestado aos chineses. A ver vamos se daki a 2 decadas nao somos nos a trabalhar por uma tijela de arroz... Mas seja como for, prefiro muuuuuuuuito mais os americanos, k ao menos sao nossos aliados...
ResponderEliminar